RECURSO DE MULTAS

CNH SUSPENSA

BAFÔMETRO

advogado de transito recurso de multas

GOLPE DO LEILÃO DE CARROS JÁ ATINGIU MAIS DE 52 MIL BRASILEIROS

Fale agora com um advogado especialista em trânsito. Nós podemos lhe ajudar, independente da situação.

GOLPE DO LEILÃO DE CARROS JÁ ATINGIU MAIS DE 52 MIL BRASILEIROS

Golpe do leilão de carros aumentou muito com a pandemia do coronavírus. Veja algumas dicas de como evitar essa fraude.

O dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe, identificou 819 páginas falsas que se passam por sites de golpe do leilão de carros. O monitoramento iniciou em junho deste ano, e até então já foram detectados mais de 52 mil acessos e compartilhamentos a este tipo de golpe.

Os sites falsos de golpe do leilão de carros mostram anúncios de carros e motos seminovos, que supostamente estariam sendo leiloados com valores bem abaixo do mercado.  Os criminosos incluem ainda informações detalhadas sobre os veículos do falso leilão, como ‘IPVA 2020 pago’ e até mesmo supostas certificações.

Muitas das páginas utilizam até mesmo nomes de instituições conhecidas para ganhar credibilidade e alcançar ainda mais vítimas. Também copiam muitas informações de sites verdadeiros, como por exemplo: “credenciado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo”.

golpe do leilão de carros

Leia também:
O LEILÃO POR MULTAS EM ATRASO OCORRE QUANDO?

Os criminosos pedem cópias de documentos das vítimas e as induzem a fazer o pagamento do lance o quanto antes. Acreditando que fizeram um bom negócio, as vítimas fazem o depósito na conta bancária do atacante e nunca recebem o veículo. Quando tentam contestar o pagamento, são ignoradas, ou recebem respostas que apenas postergam uma alegada “solução” para dias ou semanas, e esse prazo nunca chega.

Como se prevenir do golpe do leilão de carros

Apesar de ser uma fraude sofisticada, há como se prevenir desse golpe:

  1. Verifique quem é o leiloeiro.

– Financeiras costumam fazer os leilões por meio de leiloeiros regularmente inscritos na Junta Comercial do Estado onde estão localizados.

– Leiloeiros trabalham com divulgação maciça – quanto maior a divulgação, maior a quantidade de interessados, maior a concorrência e a sua comissão. É a lógica de mercado. Dificilmente você encontrará uma “empresa de leilões” realizando a venda de veículos de uma instituição financeira, administradora de consórcios, locadora, etc.

– Entre em contato diretamente com o Leiloeiro que consta no edital e peça informações sobre o leilão.

– Além disso, as empresas procuram leiloeiros experientes, que já tenham realizado leilões de grande porte. Você verificará no site do leiloeiro que ele já tem um histórico de leilão de veículos, imóveis, máquinas e equipamentos, dentre outros.

– Também é importante verificar se o site em questão não está na “lista negra” dos sites de golpe do leilão de carros, como por exemplo: www.fraudeemleiloes.com e https://leiloaoseguro.org.br/falsos.

2. Confira o EDITAL DE LEILÃO.

– No edital constam as informações do comitente (o “vendedor” dos veículos), o Leiloeiro (devidamente inscrito na Junta Comercial, informando matrícula, endereço, telefone, site e e-mail), bem como, os procedimentos para habilitação e a oferta de lances.

– Além disso, também consta a RELAÇÃO DOS VEÍCULOS levados a leilão, com informações essenciais como placa, Renavam, até mesmo número de chassi em alguns casos.

– Também constam no edital de leilão informações a respeito da VISITAÇÃO e da RETIRADA dos bens em caso de arrematação.

E aí, gostou das nossas dicas para não cair no golpe do leilão de carros?