Adulterar a quilometragem de veículo é crime. O consumidor é lesado por adquirir um veículo acima do valor real de mercado e outros motivos.
Com certeza, você já ouviu falar em pessoas que diminuem a quilometragem de um veículo na hora de vendê-lo. E você sabia que adulterar a quilometragem de veículo é crime?
Recentemente uma operação da Polícia Civil do Paraná prendeu suspeitos de integrar uma organização criminosa que forneciam softwares para adulteração de hodômetros, além de proprietários de lojas de veículos seminovos e particulares, e também proprietários de oficinas mecânicas, suspeitos de adulterar a quilometragem de veículo.
Leia também:
A IMPORTÂNCIA DO COMUNICADO DE VENDA
De acordo com o delegado responsável pela investigação, eram realizadas de 10 a 15 adulterações por dia, inclusive em veículos de luxo. O consumidor era lesado por adquirir um veículo acima do valor real de mercado, além de não saber a real condição mecânica e das peças do carro, o que pode causar danos econômicos e até mesmo acidentes, segundo o delegado.
Os crimes praticados pelos suspeitos são: associação criminosa, indução do consumidor a erro, adulteração de veículo automotor, entre outros. As penas, se somadas em caso de condenação, podem render aos envolvidos, pelo menos, 10 anos de prisão.