RECURSO DE MULTAS

CNH SUSPENSA

BAFÔMETRO

advogado de transito recurso de multas

PAGAMENTO DO LICENCIAMENTO DE VEÍCULOS SE INICIOU DIA 01/08 NO PARANÁ

Fale agora com um advogado especialista em trânsito. Nós podemos lhe ajudar, independente da situação.

PAGAMENTO DO LICENCIAMENTO DE VEÍCULOS SE INICIOU DIA 01/08 NO PARANÁ

Pagamento do licenciamento de veículos já iniciou no Paraná. O Detran-PR não enviará correspondência com comunicado sobre o vencimento do licenciamento aos proprietários paranaenses.

O calendário de pagamento do licenciamento de veículos ou do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV), conhecido como “documento do veículo”, exercício 2021, começou dia 1º. O Detran-PR não emitirá a carta de aviso aos proprietários de veículos por medida de economia.

O diretor-geral do Detran, Wagner Mesquita, alerta aos cidadãos para que não percam o prazo de pagamento. “É importante que o cidadão evite circular com o veículo de forma irregular, o que pode acarretar infração de trânsito”, diz.

O prazo para pagamento do licenciamento de veículos anual é de acordo com o final das placas. Veículos com placas finais 1 e 2 devem ter o licenciamento quitado em agosto; para as placas que terminam com dígitos 3, 4 e 5, o vencimento ocorre em setembro; as que possuem final 6, 7 e 8, o prazo expira em outubro; placas com final 9 e 0, o prazo para quitação é em novembro.

A guia de recolhimento pode ser emitida por meio do Portal do Detran, no valor de R$ 86,50 para todos os veículos, e poderá ser paga nos caixas eletrônicos ou pelo Internet Banking dos bancos arrecadadores credenciados – Banco do Brasil, Santander, Sicredi, Bancoob (Sicoobe) e Rendimento.

De acordo com a Lei 23.263/20, sancionada no último dia 23, o cidadão que ainda não quitou o Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) deste ano tem a possibilidade de fazer o parcelamento junto à Secretaria da Fazenda.

Se a primeira parcela for quitada junto com demais débitos como multas e Seguro DPVAT, o CRLV já poderá ser emitido.

pagamento do licenciamento de veículos

Leia também:
Estou recorrendo de uma infração, mas o valor da multa está sendo cobrado no licenciamento. Eu preciso pagar?

Pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito

O App “CDT – Carteira Digital de Trânsito” está disponível tanto para Android quanto para iOS. Após o download, basta entrar na opção “Veículos” e inserir o Renavam e o código de segurança do CRV (Certificado de Registro de Veículo). Por fim, é necessário fazer o download do CRLV-e. Nesta primeira vez, será necessário acesso à internet.

Caso seu CRV não tenha o código de segurança, é necessário procurar uma unidade de atendimento do Detran para fazer a emissão.

Pela site do Detran-PR

Para fazer o download do CRLV-e pela internet, é necessário fazer login na Central de Segurança do Detran-PR. Insira o código de segurança do CRV, o Renavam do veículo e a placa. Por fim, basta fazer o download.

Caso seu CRV não tenha o código de segurança, é necessário procurar uma unidade de atendimento do Detran para fazer a emissão.

Pessoalmente

Caso seja necessário ir a uma unidade de atendimento do Detran, é necessário agendar uma hora e local para tal. Selecione a opção “Outros Serviços de Veículos” para fazer o agendamento. 

No dia e horário definido, o proprietário do veículo deve apresentar um documento oficial com foto, CPF, comprovante de endereço e de quitação dos débitos, incluindo o pagamento do Licenciamento 2021.

Se o proprietário do veículo não conseguir ir pessoalmente, é necessário, além dos documentos acima, um documento oficial com foto e CPF do procurador, além de uma procuração conforme as normas do Detran-PR.

DIGITAL – O CRLV não está mais sendo emitido em papel-moeda desde 1º de janeiro de 2021, em cumprimento da Deliberação 180/2019 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 30 de dezembro de 2019. Apenas está disponível em versão digital (CRLV-e), que pode ser emitido pelo portal do Detran em formato PDF e impresso em qualquer impressora comum, ou pelos aplicativos Carteira Digital de Trânsito (CDT) e Detran InteliGente.

O CRLV-e é emitido em até três dias após a quitação dos débitos do veículo (Licenciamento, IPVA e DPVAT).

LEGISLAÇÃO – O motorista que for flagrado circulando com um veículo que não esteja licenciado estará cometendo uma infração de trânsito gravíssima. Seu carro será retido e levado ao pátio até que a documentação seja regularizada. A multa é de R$293,47 e 7 pontos na CNH, de acordo com o Artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).