RECURSO DE MULTAS

CNH SUSPENSA

BAFÔMETRO

advogado de transito recurso de multas

DIRETORA DE CONTROLE DE PENALIDADES DO DETRAN-DF TEM MULTAS COMO DIRIGIR COM CNH VENCIDA E RECUSA AO BAFÔMETRO

Fale agora com um advogado especialista em trânsito. Nós podemos lhe ajudar, independente da situação.

DIRETORA DE CONTROLE DE PENALIDADES DO DETRAN-DF TEM MULTAS COMO DIRIGIR COM CNH VENCIDA E RECUSA AO BAFÔMETRO

A diretora do Detran-DF tem multas de trânsito em seu nome desde 2016 – inclusive de infrações graves. Vem saber mais sobre no post de hoje.

A diretora do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), Fernanda Curti, acumula uma série de, pelo menos, 33 multas de trânsito em seu nome desde 2016 – inclusive de infrações graves. Ela é chefe do Controle de Veículos e Condutores, e de acordo com o organograma do Detran, está acima da Gerência de Registro e Controle de Penalidades e cuida de áreas como o Núcleo de Análise de Recurso e o núcleo de Análise de Defesa Prévia, setores que cuidam da aplicação das multas para todos os motoristas do DF, e que decidem se a pessoa deve, ou não, perder a carteira de motorista.

Entre as infrações acumuladas por Fernanda Curti está uma de recusa de fazer o teste de alcoolemia (bafômetro), em 30 de novembro de 2019. A multa de R$ 2.934,70 venceu em março de 2020, mas segundo um levantamento interno do Detran-DF, até o mês de junho, o valor não havia sido pago.

A gestora diz que seu histórico como motorista não interfere nas funções no Departamento de Trânsito. Entre as infrações cometidas por ela estão:

Transitar acima da velocidade; Avanço de sinal; Estacionamento irregular; Dirigir com habilitação vencida; Dirigir sem licenciamento

Ela admite que errou.

“Ao assumir esse cargo de grande responsabilidade, me faz replicar minha experiência para com os mais próximos, pois temos que alertar e nos conscientizar para salvar vidas”, diz.

“Sobre as infrações, não deixo de assumir meus erros, como uma pessoa comum passível de falhas. Ressalto que em momento algum me opus a pagar pelos atos e assumir as responsabilidades oriundas deles, pelo contrário, serviram-me como instrumento de reflexão. Sou mestre em gestão pública e destaco que os fatos ocorridos anteriormente não me tornam incapaz de atender ao cargo e às responsabilidades da posição que ocupo hoje”, escreveu Fernanda.

Diretora do Detran-DF tem multas

Leia também: 
Posso ser preso se eu me recusar a fazer o teste do bafômetro?

Como a diretora do Detran-DF tem multas de trânsito

Ela justifica que não é a única condutora do carro, e que as outras infrações mais recentes ainda estão no prazo de defesa prévia e de recurso.

Fernanda Curti veio de Foz do Iguaçu, no Paraná, e é funcionária comissionada do GDF. Ela se tornou diretora do Detran-DF em março deste ano.

No cargo, ela chefia uma das áreas estratégicas do órgão de trânsito: a parte de atendimento ao motorista está sob o comando da gestora, além da área de habilitação e registro de veículo.

Em fevereiro de 2021, foi nomeada na Coordenação de Fiscalização do DF Legal. Em março, ela se tornou diretora do Detran-DF, com um salário de R$ 12 mil por mês.

Especialistas na área criticam critica a nomeação de comissionados em cargos que deveriam ser exclusivamente técnicos. “Isso não aconteceria se fossem pessoas de carreira, concursadas, que tem de provar capacidade técnica e um passado ético para poder exercer o cargo”, afirma Carlos Penna: Sem concurso público, a quantidade de gente sendo nomeada por cima, por indicação política, está subindo a níveis estratosféricos. E isso gera o problema, que várias vezes, a pessoa não tem a capacidade técnica para exercer esse cargo, e também tem problemas éticos, para exercer esse cargo. Outro professor especialista em transporte, Artur Morais, lembra que ninguém está acima da lei e que as regras de trânsito precisam ser respeitadas por todos. “Ninguém está isento de fiscalização. Todo motorista tem obrigação de cumprir as leis de trânsito. E quem trabalha com trânsito tem que ter a obsessão de cumprir as regras”, diz ele.

Procurado, o Detran informou que tomou conhecimento das multas da gestora nesta terça-feira (6/7) e está levantando todas as autuações.

Fontes: G1 e Metrópoles.