RECURSO DE MULTAS

CNH SUSPENSA

BAFÔMETRO

advogado de transito recurso de multas

Carro não pode ser penhorado para pagamento de dívida, decide justiça

Fale agora com um advogado especialista em trânsito. Nós podemos lhe ajudar, independente da situação.

Carro não pode ser penhorado para pagamento de dívida, decide justiça

Justiça decide que carro não pode ser penhorado para pagamento de dívida. Confira o post de hoje do nosso blog e fique por dentro.

A juíza federal Marize Cecília Winkler, da 19ª Vara Federal de Curitiba, acolheu o pedido da Defensoria Pública da União e reconheceu a impenhorabilidade de veículo utilizado como meio de subsistência, ou seja, o carro não pode ser penhorado para pagamento de dívida. Houve a alegação de que o bem, que estava bloqueado em razão de ordem judicial, não poderia ser tomado do devedor como garantia para abater sua dívida com o credor. 

carro  não pode ser penhorado

Leia também:
Projeto proíbe recolhimento de veículo por não pagamento do IPVA durante pandemia

A ação de execução fiscal partiu do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná – CRC/PR, que exigiu o pagamento da dívida relacionada a anuidades atrasadas com multa, juros e correção monetária e honorários advocatícios de 20%. O veículo, portanto, deveria ser penhorado e levado a hasta pública para quitar as mensalidades em aberto.

o dono do veículo alegou que o carro é instrumento de trabalho indispensável, pois trabalha de forma autônoma como motorista de aplicativos e não tem outra fonte de renda para o seu sustento e de sua família. 

Na decisão da magistrada, ficou reconhecido que o veículo indisponibilizado via sistema Renajud, não seria passível de penhora, visto que restou comprovado que o bem é utilizado como instrumento de trabalho indispensável. A juíza federal deu prazo de 20 dias para o CRC/PR informar medida mais efetiva ao prosseguimento do feito. 
Número do processo: 5001728-17.2016.4.04.7005