Curitiba iniciou a transição para adotar como padrão a velocidade máxima de 50 km/h nas ruas e avenidas da capital. A mudança foi iniciada em 2020 e foi adotada em novas vias nas últimas semanas, segundo a prefeitura de Curitiba.
A padronização da velocidade máxima de 50 km/h começou com a mudança nas avenidas Visconde de Guarapuava, Silva Jardim e Pres. Kennedy. Agora, as ruas João Bettega, Des. Westphalen e Engenheiros Rebouças também passaram pela alteração.
De acordo com a prefeitura, nos próximos meses, as vias Victor Ferreira do Amaral, Júlia da Costa, Princesa Izabel, Almirante Tamandaré, Ângelo Sampaio, João Negrão e XV de Novembro também adotarão o padrão de 50 km/h.
O objetivo da mudança é reduzir a gravidade dos acidentes e organizar o trânsito. A gestão municipal disse ainda que o padrão segue uma tendência mundial.
Leia também:
Justiça anula multa de excesso de velocidade por ausência de sinalização adequada
A Superintendência de Trânsito (Setran) afirmou que o padrão também será ampliado para as demais ruas e avenidas. As exceções serão as vias rápidas.
A Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza e a Avenida Mascarenhas de Moraes continuarão com limite de 60 km/h. Para a Linha Verde e a Avenida Comendador Franco, a velocidade máxima segue como 70km/h.
Segundo a Prefeitura, essa alteração possui embasamentos técnicos de engenharia da via, como geometria, demanda de tráfego e análise da acidentalidade. Estudos diversos do setor comprovam que a velocidade média e a fluidez no trânsito melhoram com vias urbanas em velocidades regulamentadas em 40 km/h e em 50 km/h. Fonte: G1 e Prefeitura de Curitiba.