A Fenasdetran propõe a inclusão de fotos de tragédias de trânsito nos rótulos de bebidas alcoólicas, como forma de alertar sobre os perigos de dirigir após o consumo. Saiba mais sobre essa iniciativa e seus objetivos.
A Federação Nacional de Associações de Detran (Fenasdetran) voltou a propor que o poder público determine a colocação de fotos de tragédias do trânsito nos rótulos de bebidas alcoólicas: Seria como já se faz com as fotos dos males à saúde causados pelo cigarro.
O presidente da Federação lembra que o assunto é discutido há 10 anos. Para ele, “a campanha com mensagens nos rótulos de bebidas alcoólicas é um meio a mais de explorar o tema álcool não combina com direção de automóvel”. A proposta é que, a exemplo do que ocorre com o cigarro (campanhas contra o fumo) a exposição em garrafas de bebidas alcoólicas com fotografias de eventos de trânsito provenientes do uso de bebidas alcoólicas.
Leia também:
TJPR Mantém Multa por Recusa ao Bafômetro com Base no Art. 165-A do CTB
Já existe proposta nesse sentido na Câmara dos Deputados. Além da frase, os rótulos devem trazer imagens que ilustrem o sentido da mensagem.
De acordo com o autor do projeto, pesquisa realizada em todas as capitais do País pelo Ministério da Saúde demonstrou que 6,7% da população adulta admitiu conduzir veículo motorizado após o consumo de bebida alcoólica.
Segundo dados oficiais, o Brasil registrou crescimento de 13,5% no número absoluto de mortes por acidentes de trânsito, entre 2010 e 2019. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), a taxa de mortalidade por 100 mil habitantes aumentou 2,3%.
Fonte: Portal do Trânsito.
#embriaguez #embriaguezaovolante