70% das multas são invalidadas por falhas em radares. Um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) comprovou que, na maioria das vezes, o motorista, mesmo passando acima da velocidade permitida, não é multado.
Isso ocorre porque em 70% dos casos as multas são invalidadas por falhas das empresas que operam os radares nas rodovias federais sem concessão. Estas empresas, em 7 anos, receberam R$ 1 bilhão do governo.
Problemas como placa ilegível (22%), foto panorâmica escura (17%), veículo fora da zona de medição (8%), reflexo do sol (4%), e reflexo do flash (2%). Ou seja, os radares geraram apenas 18,2% das multas que poderiam ter gerado.
Mesmo nas rodovias federais sob concessão – são as empresas que decidem os instalar os radares-, o aproveitamento das multas foi de apenas 62%. Nestas estradas a fiscalização fica a cargo da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Segundo a CGU, “demonstra a ineficiência no controle de velocidade por parte das concessionárias e ausência de providências por parte da ANTT”.
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O relatório afirma, ainda, que a ANTT não avalia a efetividade dos radares instalados pelas concessionárias, e que não utiliza dados sobre acidentes para melhorar a segurança nas estradas, por exemplo.
Fonte: G1.