Apreensões de drogas e flagras de imprudência marcaram as ações em todo o país.
A perigosa combinação de álcool e direção e as ultrapassagens indevidas continuam no topo do ranking das infrações, especialmente em períodos de feriadão quando o número de veículos nas rodovias federais aumenta consideravelmente.
Os agentes da PRF flagraram 1.664 condutores que haviam consumido bebida alcoólica antes de assumir o volante. Desses, 486 tiveram a alcoolemia constata pelo teste do etilômetro – o conhecido bafômetro. 147 pessoas foram detidas.
Responsável por boa parte das colisões frontais com mortes na BRs de todo o Brasil, as ultrapassagens indevidas, seja em local proibido ou forçadas, colocaram em risco a segurança de muita gente. Os policiais notificaram 6.214 veículos realizando a manobra perigosa.
Foram registradas também imprudência quanto ao uso do cinto de segurança.
1.734 motoristas foram multados por não usar o dispositivo durante a abordagem, enquanto mais de 2 mil passageiros também não estavam com o equipamento.
238 condutores foram flagrados fazendo uso do celular.
Já quanto aos motociclistas, a maior imprudência foi quanto ao não uso do capacete. 1.112 que estavam circulando sem o equipamento obrigatório foram autuados.
Fonte: Agência PRF.