RECURSO DE MULTAS

CNH SUSPENSA

BAFÔMETRO

advogado de transito recurso de multas

Parar com o carro na faixa pode cassar minha carteira em Curitiba?

Fale agora com um advogado especialista em trânsito. Nós podemos lhe ajudar, independente da situação.

Parar com o carro na faixa pode cassar minha carteira em Curitiba?

Se você teve a sua carteira de motorista cassada, não se preocupe. Nós podemos te ajudar.

Parar o carro na faixa de pedestres é uma infração de trânsito, conforme estabelecido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), mais especificamente no artigo 181, inciso XVII.

Essa infração é considerada grave, com penalidade de multa e perda de 5 pontos na carteira de habilitação. No entanto, ela não é uma infração que resulta na cassação da carteira de motorista, a menos que o condutor acumule um número muito elevado de pontos em um período de 12 meses, de acordo com as regras estabelecidas pelo CTB.

Mas como uma carteira de motorista pode ser cassada?

A cassação da carteira de motorista é uma das penalidades mais severas previstas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para os condutores que cometem infrações graves. Quando a carteira é cassada, o motorista perde o direito de dirigir por um período de dois anos e só pode recuperar a habilitação após cumprir todas as exigências legais.

Existem diversas infrações que podem levar à cassação da carteira de motorista, como dirigir sob efeito de álcool ou drogas, participar de corridas ilegais, não prestar socorro em acidentes, além de outras condutas previstas no CTB. No entanto, há algumas infrações específicas que, quando cometidas, geram automaticamente a cassação da CNH.

Uma das infrações que pode resultar na cassação da carteira é dirigir com a habilitação cassada ou suspensa. Isso significa que, se o condutor já teve a carteira suspensa ou cassada anteriormente e mesmo assim continuar dirigindo, pode ter a CNH cassada novamente.

Outra infração que pode levar à cassação da carteira é entregar a direção do veículo a pessoa não habilitada ou com a CNH cassada ou suspensa. Isso significa que, se o motorista emprestar o carro para uma pessoa que não tem habilitação ou que teve a carteira cassada ou suspensa, pode ser penalizado com a cassação da sua própria CNH.

Além disso, dirigir veículo com a CNH de categoria diferente da exigida para o veículo que está sendo conduzido em rodovias de pista dupla também pode resultar na cassação da carteira. Essa infração ocorre quando o motorista dirige um veículo que exige uma categoria de habilitação superior àquela que consta na sua CNH.

Por fim, conduzir veículo de transporte de passageiros ou escolar com a CNH de categoria diferente da exigida para este tipo de veículo também pode levar à cassação da CNH. Isso significa que, se o motorista não tiver a categoria exigida para dirigir um veículo de transporte de passageiros ou escolar, pode ter a sua carteira cassada se for flagrado cometendo essa infração.

Em todos esses casos, a cassação da carteira de motorista é uma penalidade aplicada com base no CTB e tem como objetivo garantir a segurança de todos os usuários das vias públicas. Quando a CNH é cassada, o condutor precisa cumprir todas as exigências legais para recuperar a habilitação, o que inclui fazer um curso de reciclagem, passar por avaliações psicológicas e de aptidão física, além de pagar as multas e taxas devidas.

Se você teve a carteira de motorista cassada em Curitiba e precisa de ajuda, o primeiro passo é procurar uma assessoria que possa te ajudar nesse processo. A CWB Multas é especializada na área de direito de trânsito, e iremos analisar o caso e identificar possíveis irregularidades no processo de cassação da CNH, o que pode resultar na anulação da penalidade ou em sua redução.

Parar com o carro na faixa pode cassar minha carteira