Não é de hoje que se sabe a importância de o motorista manter atenção total à condução enquanto dirige. Mesmo assim, o uso de celular no trânsito segue sendo prática comum em todo o País.
O resultado dessa conduta é que quase 30 infrações são registradas por hora em todo o território nacional, de acordo com levantamento realizado pela Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego).
Segundo estatísticas do DETRAN/PR, em 2021 foram aplicadas 63.751 infrações desta natureza no Estado.
Mas o pior efeito disso não são as multas, obviamente. O levantamento mostra ainda que o uso do telefone celular ao volante é responsável por até 57% dos acidentes entre os motoristas que têm entre 20 e 39 anos, em média.
Outro estudo da Associação demonstra que digitar uma mensagem de texto, faz com que o veículo seja conduzido por diversos metros sem o olhar atento do condutor que chega a ficar, em média, 4,5 segundos sem prestar atenção na via.
Leia também:
Multas por uso do celular ao volante em Curitiba: como recorrer
O uso do celular ao volante provoca ainda distúrbios operacionais, com impacto sobre a mobilidade e o campo visual do motorista, assim como psicológicos e cognitivos com impacto significativo sobre a condução veicular. “Motoristas, distraídos pelas conversas telefônicas reagem de forma insegura, reduzem a velocidade inesperadamente, têm dificuldade em manter o posicionamento na via, com tempo de reação para frenagem aumentado”, exemplificam os médicos de tráfego.
Eles explicam, ainda, que uma conversa no telefone celular mantém atividade mental direcionada à chamada mesmo após o término da ligação, permanecendo o risco de sinistro de trânsito em média de três segundos após o envio de uma mensagem de texto. “Se o veículo estiver em velocidade média de 100km/h, percorrerá mais de 90 metros sob o efeito pós chamada”, acrescenta o estudo. Nos termos do artigo 252, do Código de Trânsito Brasileiro, dirigir falando ao celular é infração média, com multa no valor de R$ 104,23 e 4 pontos na CNH. Dirigir manuseando o telefone celular é infração gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47, além de 7 pontos no prontuário da CNH.