Projeto obriga montadoras a informar a altura dos veículos em publicidade. Saiba mais sobre o assunto no post de hoje do nosso blog.
Parece fake news, mas infelizmente não é mentira: com tantos temas importantes a serem abordados na legislação de trânsito e do consumidor, um projeto que obriga montadoras a informar a altura dos veículos em publicidade nada acrescenta aos temas.
O Projeto de Lei 5403/20 obriga fabricantes de automóveis a informar a distância entre o assoalho do veículo e o solo em peças publicitárias.
Leia também:
Você sabe o que é marca de canalização ou “faixa zebrada”?
O texto, que tramita na Câmara dos Deputados, também exige a divulgação dos ângulos de entrada e de saída do automóvel – limites para subir ou descer obstáculo sem colidir. A proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Autora do projeto, a deputada Norma Ayub (DEM-ES) argumenta que veículos mais baixos apresentam limitações de tráfego, seja para acessar uma rampa mais inclinada, quando os para-choques “raspam” no pavimento, seja para somente transpor uma lombada (quebra-molas), quando se arrisca a danificar a parte inferior.”Entendemos que cidadãos que conheçam essas medidas do veículo (altura do solo e ângulos de entrada e saída) estariam mais aptos a realizar escolhas conscientes em relação a qual veículo automotor adquirir, evitando compras inadequadas e prejuízos financeiros”, diz a deputada.
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Viação e Transportes; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: Agência Câmara de Notícias