RECURSO DE MULTAS

CNH SUSPENSA

BAFÔMETRO

advogado de transito recurso de multas

DEIXAR DE FAZER RECALL VAI BLOQUEAR O LICENCIAMENTO DO CARRO

Fale agora com um advogado especialista em trânsito. Nós podemos lhe ajudar, independente da situação.

DEIXAR DE FAZER RECALL VAI BLOQUEAR O LICENCIAMENTO DO CARRO

Fique atento: Deixar de fazer o recall vai bloquear o licenciamento do carro. Objetivo é é aumentar a taxa de comparecimento dos chamados.

Recente alteração no Código de Trânsito prevê que além da anotação no CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), deixar de fazer recall após um ano, o licenciamento será bloqueado.

Por lei, as fabricantes são obrigadas a comunicar a existência de um defeito em seus produtos e promover gratuitamente o reparo.

O recall é um serviço previsto pelo Código de Defesa do Consumidor. Ele acontece quando a empresa notifica um defeito em algum de seus veículos e convoca os clientes para realizar o reparo, sem custo e sem limite de data.

As concessionárias de veículos não podem exigir que as revisões estejam em dia para realizar o recall. O procedimento também se aplica para modelos seminovos e/ou que já estão fora da garantia.

Embora o índice de clientes que respondem às convocações costume ser baixo, realizar o conserto é fundamental para evitar problemas enquanto você é proprietário do veículo, ou mesmo quando irá vendê-lo.

Desde 2002, no Brasil, já foram realizados mais de 1.100 recalls, e muito mais da metade dos donos convocados não realizaram o procedimento, segundo órgãos de defesa do consumidor como Procon-SP e a associação de consumidores PROTESTE.

De acordo com a Proteste, em 2017 a Toyota fez um recall para 223 mil carros, devido aos famosos airbags fatais. Desses, apenas 6.464 proprietários – menos de 3% – se apresentaram para o recall.

Quando é constatado o defeito, o fabricante faz uma comunicação imediata em seu site oficial, além da divulgação em meios de comunicação e órgãos de defesa do consumidor (Procon e Ministério da Justiça).

Deixar de fazer recall

Leia também:
Duster tem nota zero em teste de impacto; entidade recomenda recall

Também é possível fazer a consulta pela área de recall no site oficial da fabricante do veículo, no site do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) ou no da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), por meio dos serviços digitais de trânsito, como a Carteira Digital de Trânsito (CDT), uma evolução da CNH digital.

Atualmente também existem aplicativos que ajudam a localizar e descobrir possíveis recalls do seu veículo, além de sites, o link abaixo, para consulta:

https://www.gov.br/pt-br/servicos/realizar-consulta-sobre-recall-de-veiculos.

O recall não tem prazo de validade. Se o chamado foi feito e você não viu ou não pôde levar seu veículo na época, entre em contato com a montadora o quanto antes. Ela será obrigada a fazer o reparo sem custo.

As montadoras devem convocar um recall sempre que perceberem uma falha no processo de produção que implique em algum defeito nos carros que foram vendidos. Esses defeitos devem representar algum risco à saúde ou segurança do motorista, passageiros, pedestres ou passageiros de outros carros.

É fundamental lembrar que mesmo que seu carro tenha as manutenções em dia, sua segurança não estará em dia se o recall não for feito.