RECURSO DE MULTAS

CNH SUSPENSA

BAFÔMETRO

advogado de transito recurso de multas

CELULAR COM O VEÍCULO PARADO

Fale agora com um advogado especialista em trânsito. Nós podemos lhe ajudar, independente da situação.

CELULAR COM O VEÍCULO PARADO

Posso usar o celular com o veículo parado, como por exemplo no semáforo ou em um congestionamento? Como todo mundo já sabe, dirigir manuseando o celular ou falando ao celular caracteriza uma infração de trânsito – artigo 252, parágrafo único, do Código de Trânsito Brasileiro. Mas e se o veículo estiver parado em um semáforo, por exemplo?

Se o motorista está parado em um congestionamento ou em um sinaleiro (semáforo), ele está em imobilização temporária, que é aquela que acontece para atender a uma circunstância momentânea do trânsito, conforme conceito estabelecido no Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito – MBFT. Pode usar o celular com o veículo parado?

Essa é a situação quando se está aguardando o semáforo (sinaleiro), ou em um congestionamento. Logo, nestas situações, há, sim, o cometimento de infração por dirigir manuseando o celular, falando ao celular, junto ao ouvido ou por meio de fones. Ou seja, não pode utilizar o celular com o veículo parado – fatalmente será multado.

É som salientar que, para fins de fiscalização, tablets e smartphones são equiparados aos telefones celulares.

No ano de 2021, no Estado do Paraná, foram aplicadas 63.751 infrações por dirigir segurando telefone celular, e aplicadas 43.009 infrações por dirigir manuseando o celular; totalizando 106.760 infrações do artigo 252, parágrafo único, do Código de Trânsito Brasileiro.

Já em relação ao artigo 252, VI, do Código de Trânsito Brasileiro, foram aplicadas, no Estado do Paraná, 8.431 infrações por uso de celular ao volante.

Totalizando, foram aplicadas, no Estado do Paraná, incríveis 115.191 infrações por dirigir utilizando o telefone celular.

Segundo levantamento da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego – ABRAMET-, cerca de 675 brasileiros se arriscam todos os dias ao utilizar o aparelho enquanto dirigem – isso significa que, a cada hora, 28 condutores faltam com a atenção ao volante.

Os riscos de se envolver em sinistros de trânsito aumentam em até 400% quando se manuseiam mensagens de texto. Além disso, sobem em até 23 vezes quando elas são digitadas.

O ato de digitar uma mensagem de texto, faz com que o veículo seja conduzido por diversos metros sem o olhar atento do condutor que chega a ficar, em média, 4,5 (quatro e meio) segundos sem prestar atenção na via e, dependendo da velocidade, poderá percorrer até 100 (cem) metros absolutamente desatento. Enviar mensagens pelo WhatsApp, conduzindo um veículo à 80 km/h, equivale a estar dirigindo com os olhos vendados por um percurso das dimensões de um campo de futebol oficial.