RECURSO DE MULTAS

CNH SUSPENSA

BAFÔMETRO

advogado de transito recurso de multas

Justiça suspende multas por videomonitoramento

Fale agora com um advogado especialista em trânsito. Nós podemos lhe ajudar, independente da situação.

Justiça suspende multas por videomonitoramento

Justiça suspende multas por videomonitoramento. A decisão vale para infrações cometidas dentro dos veículos. Saiba mais!

O Ministério Público Federal (MPF) obteve decisão judicial que suspende, em todo o país, a aplicação de multas de trânsito com a utilização de equipamentos de videomonitoramento. Ao julgar ação movida pelo MPF no Ceará, a Justiça Federal considerou que o uso de câmeras capazes de registrar imagens do interior de veículos viola o direito à intimidade e à privacidade assegurado pela Constituição Federal.

A decisão atinge “supostas infrações cometidas dentro dos veículos”, como ressalta a sentença.

multas por videomonitoramento

 

Leia também:
POR QUE CONTRATAR UM ESPECIALISTA EM DIREITO DE TRÂNSITO

Pela decisão, também não poderão ser apuradas por videomonitoramento as infrações que tenham sistema próprio de apuração, como avanço de sinal, excesso de velocidade ou de carga, por exemplo. Ficam suspensas ainda as aplicações de multas por infrações pela não utilização do farol baixo durante o dia, previsto na Lei 13.290/2016.

Na sentença da ação movida contra a AMC e a União, o juiz da 1ª Vara Federal, Luís Praxedes Vieira da Silva, determina que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) edite, em até 60 dias, resolução sobre o videomonitoramento com base na decisão judicial. O novo regramento terá validade para as regras de trânsito das três esferas de governo – federal, estadual e municipal.