RECURSO DE MULTAS

CNH SUSPENSA

BAFÔMETRO

advogado de transito recurso de multas

Fiscalização por câmeras pode multar por falar ao celular ou dirigir sem cinto de segurança?

Fale agora com um advogado especialista em trânsito. Nós podemos lhe ajudar, independente da situação.

Fiscalização por câmeras pode multar por falar ao celular ou dirigir sem cinto de segurança?

Voltaram a circular notícias sobre a possibilidade de os órgãos de trânsito aplicarem multas por meio da fiscalização por câmeras (videomonitoramento), flagrando infrações como o uso de telefone celular, fones de ouvido, ou não utilizar cinto de segurança, não utilizar o capacete, por exemplo.

Atualmente a Resolução nº 909/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamenta a aplicação de multas por videomonitoramento:

Permite que agentes de trânsito autuem condutores e veículos por meio de câmeras “online”, permitindo a constatação imediata do descumprimento das normas de circulação e conduta. A fiscalização deve ocorrer em tempo real, mas dispensa a abordagem do agente de trânsito.

Estabelece que a via de trânsito deve estar sinalizada para indicar o monitoramento por câmeras; também determina que a autoridade responsável pela lavratura da infração deve indicar no campo “observação” a forma com que constatou a infração.

O Ministério Público Federal no Ceará entrou com uma ação em 2019, para que fosse suspenso esse tipo de fiscalização em todo o Brasil, bem como, para que fosse editada uma Resolução pelo Contran, estabelecendo diretrizes mais claras para a fiscalização, uma vez que as câmeras são de alta definição, e permitem uma filmagem por até 400 metros de distância, e com um zoom de até 20 vezes maior que o normal, o que violaria os direitos da intimidade e vida privada, previstos na Constituição Federal.

Apesar de obter sentença favorável, tanto o Tribunal Regional Federal da 5.ª Região quanto o STJ (Superior Tribunal de Justiça) rejeitaram os argumentos do MPF, mantendo válida a fiscalização por meio de videomonitoramento.

Entretanto, mesmo sendo permitida a fiscalização por meio da norma do CONTRAN, não há notícias de que tenha ocorrido a autuação de motoristas por estes tipos de infração.

Fiscalização por câmeras pode multar por falar ao celular ou dirigir sem cinto de segurança