RECURSO DE MULTAS

CNH SUSPENSA

BAFÔMETRO

advogado de transito recurso de multas

“MANOBRA HOLANDESA”: TRUQUE EVITA ACIDENTES COM MOTOS OU BICICLETAS AO ABRIR A PORTA DO CARRO

Fale agora com um advogado especialista em trânsito. Nós podemos lhe ajudar, independente da situação.

“MANOBRA HOLANDESA”: TRUQUE EVITA ACIDENTES COM MOTOS OU BICICLETAS AO ABRIR A PORTA DO CARRO

Conheça a manobra holandesa, um truque que evita acidentes com motos ou bicicletas ao abrir a porta do carro.

Você estaciona e abre a porta. Vê que não vem nenhum carro, mas não percebe que há outros veículos circulando pela rua.

De repente…uma moto ou uma bicicleta bate no seu veículo. Acidentes assim podem ser evitados. Podemos olhar pelo retrovisor se estivermos dirigindo. Ou abrir a porta lentamente para sair, caso estejamos no banco de trás. Mas não é algo que estamos acostumados a fazer.

Essa situação é bastante rotineira para quem se aventura sob duas rodas em grandes cidades, mas um costume na Holanda tem evitado há anos este risco de acidentes.

A técnica é ensinada desde cedo para as crianças do país, constando até no código de trânsito local. Esse movimento faz seu tronco girar facilitando olhar para trás antes de abrir a porta, assim conseguimos ver se algum ciclista (ou motociclista) está vindo em direção ao carro. O movimento de abrir a porta torna-se um pouco mais lento, dando tempo de mudar a direção da bicicleta.

Manobra Holandesa

Leia também:
Dirigir com o braço para fora dá multa

Embora a ideia faça parte da cultura local há mais de 5 anos, apenas em 2016 ela foi batizada como “manobra holandesa”.

Calcula-se que a Holanda tenha 16 milhões de bicicletas, quase o mesmo número de seus habitantes. É um exemplo de sociedade totalmente acostumada aos ciclistas. Os trajetos curtos são geralmente feitos sobre duas rodas (e sem motor). Na capital, Amsterdã, há mais de 500 quilômetros de ciclovias.

A forma de incluir os ciclistas nas cidades brasileiras tem gerado um intenso debate. Alguns defendem as faixas exclusivas para as bicicletas, enquanto outros dizem que elas devem circular junto com os carros. O que está culturalmente longe de ser assimilado é que os condutores aceitem os ciclistas como outro elemento do trânsito.

Fonte: El País.

Imagem: almanaquesos.com