De janeiro a março, fortes temporais atingem grande parte do país e deixam várias cidades cobertas pela água. Essas enchentes causam prejuízos a milhares de motoristas.
Neste primeiro trimestre do ano, é grande o trabalho das seguradoras para cobrir os danos causados pelas enchentes. Entretanto, são várias as condições para que o pagamento seja efetuado – mesmo que o proprietário tenha seguro.
Existem situações em que a seguradora pode recusar o sinistro quando o motorista está em uma área segura e se arrisca a atravessar uma área alagada; em casos onde, mesmo parado, a água cobre o veículo, o mais recomendável é acionar a seguradora o mais breve possível. Ainda assim, as seguradoras costumam fazer investigações para verificar se houve a necessidade de abandono do veículo, ou se houve o risco praticado pelo segurado.
Também se leva em consideração o valor da franquia e o custo para recuperação do veículo. Dependendo do seguro contratado, existem situações onde é oferecida a limpeza do veículo.
É importante alertar que, nos casos de danos causados por água salgada, não há seguro que faça a cobertura.