Teste de impacto do novo Duster tem nota zero. Isso porque o veículo equipado com dois airbags apresenta estrutura instável e perdas de combustível. Renault contesta resultado.
O novo Renault Duster tem nota zero e péssimo desempenho no teste de impacto realizado pelo Latin NCAP, entidade que realiza testes de colisão para fornecer aos consumidores informações precisas sobre o desempenho de segurança de seus carros. Segundo o instituto, o SUV fabricado em São José dos Pinhais PR obteve nota zero estrela. “O New Duster para a América Latina e o Caribe não oferece airbags laterais de corpo nem de proteção lateral de cabeça padrão como o modelo vendido na Europa sob a marca Dacia”, afirmou o Latin NCAP. O carro foi testado apenas com os dois airbags frontais obrigatórios por lei e controle eletrônico de estabilidade.
O SUV compacto foi mal avaliado na batida frontal a 64 km/h contra barreira fixa, apresentando estrutura “instável” e vazamento de combustível – o que, segundo o instituto, seria motivo suficiente para a Renault realizar um recall do modelo.
O Latin NCAP pede “melhorias urgentes” na segurança do novo Duster. “O popular SUV obteve 29,47% em Proteção de Ocupantes Adultos, 22,93% em Proteção de Ocupantes Infantis, 50,79% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis de Estradas e 34,88% em Sistemas de Assistência de Segurança”, destacou o instituto. “No impacto frontal, o modelo apresentou estrutura instável e perda de combustível. No cenário potencial de um teste regulatório sob a norma UN95, o modelo falharia devido à abertura da porta.”
O Latin NCAP acrescentou: “A perda de combustível registrada no impacto frontal exige ações da Renault, não só resolvendo o problema na produção, mas também fazendo um recall das unidades vendidas no mercado que poderiam ter essa perda de combustível no tanque após um impacto. Na mesma linha, a abertura da porta no impacto lateral exige uma ação imediata da Renault, pois apresenta um sério risco de ejeção do passageiro em caso de impacto lateral”.
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Procurada, a Renault disse que o Latin NCAP mudou os protocolos de testes e, por conta disso, os resultados são diferentes. Também afirmou que, assim como houve uma grande evolução na segurança veicular nos últimos anos, o tema seguirá evoluindo e a Renault continuará a oferecer produtos com alto nível de segurança.
O Latin NCAP ainda lembra que o Duster brasileiro não teria passado no teste na Europa pelas normas UN95 simplesmente por ter aberto a porta após o crash-test lateral. Fontes: Uol Carros, Jornal do Carro e Motor1.com.