RECURSO DE MULTAS

CNH SUSPENSA

BAFÔMETRO

advogado de transito recurso de multas

PODE OU NÃO ANDAR DE BICICLETA NA CALÇADA?

Fale agora com um advogado especialista em trânsito. Nós podemos lhe ajudar, independente da situação.

PODE OU NÃO ANDAR DE BICICLETA NA CALÇADA?

Segundo dados da Aliança Bike (Associação Brasileira do Setor de Bicicletas), no ano de 2020 foi registrado uma média de 50% de aumento nas vendas das bicicletas em comparação a 2019. E com o aumento do número de ciclistas nas cidades, a pergunta que não quer calar é: pode ou não andar de bicicleta na calçada? 

Em tempos de pandemia, com o aumento da venda – e consequentemente, da circulação – de bicicletas, essa pergunta novamente vem à tona: pode ou não andar de bicicleta na calçada?

De acordo com o artigo 59 do Código de Trânsito Brasileiro, não é permitida a circulação de bicicletas pela calçada – a menos que haja sinalização permissiva, pelo órgão público responsável.

Quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, a circulação deverá ocorrer nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação da via (artigo 58).

Deve-se levar em consideração, ainda, que a prioridade é do pedestre.

andar de bicicleta na calçada

Leia também:
EMPRESA COLOCA MOTORISTAS EM BICICLETAS PARA SENTIREM COMO É SER UM CICLISTA

Na verdade, recorrer à calçada muitas vezes é uma saída para que o ciclista não corra riscos em ruas de trânsito violento.

Onde há ciclovias, ciclofaixas ou vias compartilhadas, torna-se insignificante a incidência de ciclistas sobre calçadas. Logo, o melhor caminho é a infraestrutura adequada para o ciclista, com locais apropriados e seguros para a circulação das bicicletas.