RECURSO DE MULTAS

CNH SUSPENSA

BAFÔMETRO

advogado de transito recurso de multas

Stf declara inconstitucional artigos da lei dos caminhoneiros

Fale agora com um advogado especialista em trânsito. Nós podemos lhe ajudar, independente da situação.

Stf declara inconstitucional artigos da lei dos caminhoneiros

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que 11 pontos da Lei dos Caminhoneiros violam a Constituição – especialmente os que tratam de jornada de trabalho, pausas para descanso e repouso semanal.

De acordo com a decisão, é proibida a divisão do período de descanso dos motoristas: o intervalo deverá ser de no mínimo 11 horas seguidas, dentro das 24 horas de trabalho.

O tempo de espera para carregar e descarregar o caminhão e o período de fiscalização da mercadoria em barreiras passa a ser contado na jornada de trabalho e nas horas extras.

No caso de transporte de passageiros com dois motoristas, como ônibus, a Corte derrubou a permissão ao descanso de um dos profissionais com o veículo em movimento, assegurando após 72 horas o repouso em alojamento externo ou em poltrona leito com o veículo estacionado.

Nas viagens com duração superior a sete dias, o repouso semanal será de 24 horas por semana ou fração trabalhada, sem prejuízo ao repouso diário de 11 horas, somando 35 horas de descanso. O Supremo invalidou trecho da lei que permitia ao motorista usufruir esse período de repouso no retorno à empresa ou à residência.

#motoristadecaminhão #motoristadeônibus  #motoristaprofissional

Stf declara inconstitucional artigos da lei dos caminhoneiros