RECURSO DE MULTAS

CNH SUSPENSA

BAFÔMETRO

advogado de transito recurso de multas

Radares podem captar imagem antes e depois do equipamento

Fale agora com um advogado especialista em trânsito. Nós podemos lhe ajudar, independente da situação.

Radares podem captar imagem antes e depois do equipamento

Os novos radares que vêm sendo implementadas nas grandes cidades – como Curitiba, por exemplo – possuem uma nova tecnologia: podem fiscalizar a velocidade antes e depois de onde foi instalado o medidor de velocidade.

Segundo matéria veiculada no Portal do Trânsito, o radar consegue detectar a velocidade do veículo até 50 metros depois da passagem pelo aparelho – ou até mais que isso.

Em entrevista concedida pelo coordenador da unidade de monitoramento por dispositivos eletrônicos da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito de Curitiba, apesar de fiscalizar uma área de abrangência maior, a fiscalização ocorre apenas em um ponto, como sempre foi feito pelo radar com tecnologia anterior.

Os medidores de velocidade devem respeitar as determinações da Resolução 798/2020, do CONTRAN.

Devem ser aprovados pelo Inmetro; devem ser verificados pelo mesmo Inmetro ou entidade por ele delegada com periodicidade mínima de 12 meses. Os levantamentos técnicos e estudos técnicos para instalação de medidores de velocidade devem estar disponíveis no site do órgão de trânsito responsável pela fiscalização. Deve ser instalada a placa de velocidade (R-19) junto a cada medidor de velocidade do tipo fixo.

Já o medidor de velocidade portátil deve ser usado de forma ostensiva, em via que apresente limite de velocidade igual ou superior a 60 km/h.

Vários radares instalados na cidade de Curitiba têm sido objeto de reclamações de motoristas, por supostamente estarem desregulados ou com defeito. Um dos que mais recebe reclamações é o radar localizado na Rua Roberto Cichon, no Capão da Imbuia. Outro caso é o da Rua Agamenon Magalhães: motoristas têm sido autuados muitos metros à frente – quase na esquina com a Rua Oyapock.

Seria então pelo fato de o radar medir a velocidade alguns metros à frente do instrumento, quando os motoristas já estão acelerando?

Em relação às placas de sinalização, o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito determina que a velocidade indicada vale a partir do local onde estiver colocada a placa, até onde houve outra que a modifique. com distância máxima de 1 km entre cada placa (para locais com velocidade de até 80 km/h).

Radares podem captar imagem antes e depois do equipamento