RECURSO DE MULTAS

CNH SUSPENSA

BAFÔMETRO

advogado de transito recurso de multas

PROJETO DE LEI DETERMINA VAGAS DE ESTACIONAMENTO EXCLUSIVAS PARA ADVOGADOS

Fale agora com um advogado especialista em trânsito. Nós podemos lhe ajudar, independente da situação.

PROJETO DE LEI DETERMINA VAGAS DE ESTACIONAMENTO EXCLUSIVAS PARA ADVOGADOS

Projeto de lei prevê vagas de estacionamento exclusivas para advogados em estacionamentos de órgãos como fóruns. Qual a sua opinião?

Projeto de Lei Tramita na Câmara dos Deputados (1.035/22), que prevê a criação de vagas de estacionamento exclusivas para os advogados, no exercício da profissão, nas instalações dos fóruns, dos estabelecimentos penais, das unidades das polícias Civil, Militar e Federal e das guardas municipais.

O projeto de lei altera o Estatuto da Advocacia. “Problemas simples, constantes e diários, como a inexistência de vagas de estacionamento nos locais onde o advogado deve desempenhar a atividade profissional, dificultam sobremaneira o exercício da advocacia”, disse o autor da proposta, deputado Fausto Pinato, ao defender o texto.

vagas de estacionamento exclusivas

Leia também:
ESTACIONAMENTO É RESPONSÁVEL POR FURTO DE VEÍCULO

A Constituição define o advogado como indispensável à administração da Justiça, e determina que não haverá hierarquia nem subordinação entre advogado, juiz e integrante do Ministério Público.

O projeto sobre vagas de estacionamento exclusivas tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Viação e Transportes e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Lei Estadual de Rondônia prevê situação semelhante: o governador de Rondônia, Marcos Rocha, ajuizou no STF ação contra lei estadual que estabelece 5% das vagas de estacionamento exclusivas para advogados em órgãos públicos. A ação foi distribuída ao ministro Gilmar Mendes.

Para o governador, apesar da indispensabilidade da advocacia para a administração da Justiça e de todas as garantias para o exercício dessa função social, a lei de vagas de estacionamento exclusivas cria privilégio injustificado para os advogados, o que viola o princípio da isonomia.

Outro argumento é o de que o Poder Legislativo local invadiu a competência do Executivo, a quem caberia dispor sobre provimento de cargos, organização e funcionamento da administração pública, e violou o princípio da separação dos Poderes.  

O governo destaca que a jurisprudência da Corte reconhece ao Poder Executivo a função administrativa, que envolve atos de planejamento, organização, direção e execução de políticas e de serviços públicos.

E qual sua opinião a respeito das vagas de estacionamento exclusivas para advogados? Deixe o seu comentário, sua opinião é importante para nós!

Fonte: Migalhas.