Pesquisa inédita sobre segurança viária e uso de dispositivos eletrônicos portáteis revelou que, em média, 65% dos motoristas usam o celular enquanto dirigem.
Foram entrevistados 448 condutores, levando em consideração deslocamentos a pé, de bicicleta, motocicleta ou carro, em três capitais: São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.
Dirigir manuseando o telefone celular é uma infração gravíssima, com multa de R$ 295,23 e 7 pontos na CNH.
Ciclistas também foram consultados. Cerca de 35% usam celular ou fone de ouvido enquanto pedalam, no Rio e em São Paulo – o dobro do percentual verificado em Recife. Já entre os pedestres, Recife e São Paulo têm semelhanças. Menos de 10% andam pelas calçadas olhando celulares, enquanto no Rio de Janeiro, o índice sobe para 14%.
Celular ao volante – ou ao guidão – não é uma imprudência desconhecida, já que a maioria sabe os altos riscos de acidente desse comportamento. Esse dado foi admitido por quase 80% dos motociclistas, 75% dos motoristas, quase 70% dos ciclistas e metade dos pedestres ouvidos. E 16%, o equivalente a um em cada seis ouvidos, já caiu, bateu com algo ou alguém ou sofreu atropelamento enquanto estava ao celular nas ruas.