RECURSO DE MULTAS

CNH SUSPENSA

BAFÔMETRO

advogado de transito recurso de multas

Isenção de ipva para pessoa com deficiência: laudo pode ser feito por médico particular, decide justiça

Fale agora com um advogado especialista em trânsito. Nós podemos lhe ajudar, independente da situação.

Isenção de ipva para pessoa com deficiência: laudo pode ser feito por médico particular, decide justiça

Entenda o caso em que a Turma Recursal do Paraná decidiu a favor da apresentação de laudo médico particular para isenção de IPVA a pessoa com deficiência, revertendo decisão anterior. Saiba mais sobre os detalhes do processo e as consequências para o motorista que obteve a concessão do benefício.

A Turma Recursal do Paraná entendeu que é possível a apresentação de um laudo de médico particular – ou seja, não conveniado ao SUS – para concessão de isenção de IPVA a uma pessoa com deficiência.

Com isso, reverteu a sentença aplicada pelo Juizado Especial da Fazenda Pública que havia indeferido o pedido.

Segundo consta no processo, o motorista sofreu um acidente de trânsito que deixou uma sequela no braço esquerdo, passando a ser considerado deficiente físico a partir de então – por portar a monoparesia.

Solicitou a isenção de IPVA para um veículo adquirido por ele. A Receita Estadual recusou o pedido de isenção, por entender que o laudo de avaliação médica deve ser feito por médico credenciado ao SUS.

Leia também:
Cuidado com o golpe do boleto falso de IPVA no Paraná

 

Ele procurou a justiça. O Juizado da Fazenda Pública de Londrina negou o pedido, por entender que somente um médico credenciado ao SUS poderia realizar o laudo. O motorista recorreu.

Para a relatora do recurso – Juíza Bruna Greggio – administrativamente (ou seja, junto à Secretaria de Fazenda), é necessária a apresentação de laudo oficial para que seja concedida a isenção, para o fim de se evitar eventuais fraudes.

Porém, judicialmente, o magistrado é livre na análise das provas a ele trazidas, não sendo necessário que a prova da deficiência ocorra apenas por meio de laudo oficial. Com isso, a sentença foi reformada, sendo concedido o benefício da isenção.

 

Em caso de dúvidas e para saber mais sobre os seus direitos e interesses no âmbito do trânsito, entre em contato com a nossa equipe de advogados especialistas através do nosso WhatsApp para obter mais informações e entender melhor como podemos auxiliar você. Não fique desamparado diante das complicações do trânsito, conte conosco para ser seu parceiro legal confiável para multas em Curitiba.

Isenção de ipva para pessoa com deficiência laudo pode ser feito por médico particular, decide justiça