Um carro oficial de um deputado estadual de São Paulo foi flagrado com luzes ‘giroflex’ na Rodovia dos Imigrantes, que liga o litoral paulista à capital. O político informou ter usado o equipamento por “segurança”. O acessório é exclusivo para veículos de emergência, segundo o Código de Trânsito Brasileiro.
O político informou não ser o único deputado que usa o ‘giroflex’ e, inclusive, ter “herdado o equipamento” de outro parlamentar, e que, por conta disso, acreditou que o uso era liberado para parlamentares. Ele alegou que o equipamento será retirado do veículo, uma vez esclarecida a proibição do uso junto à Alesp.
“O uso do giroflex é para segurança”, afirmou o deputado. “A placa preta chama a atenção, e como figura pública e exposta, sinto receio de ficar parado no trânsito, a mercê dos criminosos”.
Segundo o artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro, o “uso de dispositivos de alarme sonoro e de iluminação vermelha intermitente só poderá ocorrer quando da efetiva prestação de serviço de urgência”.
Ainda segundo o artigo, são considerados ‘veículos de emergência’ os automóveis: “destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito, as ambulâncias [administração pública ou iniciativa privada] e os veículos destinados a socorro de salvamento difuso em serviço de urgência relativo a acidentes ambientais “.
Fonte: g1.