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Cuidados ao se utilizar o estar eletrônico

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Cuidados ao se utilizar o estar eletrônico

Segundo informa a Urbs (Urbanização de Curitiba), o EstaR eletrônico (também conhecido em muitos locais como “zona azul”) moderniza o estacionamento regulamentado na cidade, facilitando a operação para o usuário, que poderá comprar créditos por aplicativos, totens ou em pontos de venda de comércio.

O motorista baixa no celular um dos aplicativos credenciados, e, com apenas alguns toques, comprar os créditos para a utilização.

A fiscalização é feita pelos agentes da Setran, que terão um dispositivo com geolocalização dos carros estacionados em cada área. Assim, o agente poderá rapidamente saber se o veículo está estacionado irregularmente. São 14. 404 vagas regulamentadas na cidade.

O preço da hora passa é de R$ 3,00, podendo ser pago de forma fracionada: o preço para 15 minutos é de R$ 0,75. Caso tenha que mudar o carro de área, uma nova compra terá que ser feita. O aplicativo emitirá um aviso ao usuário quando o prazo estiver próximo de vencer.

De acordo com o artigo 181, XVIII, do Código de Trânsito Brasileiro, estacionar em desacordo com as condições regulamentadas especificamente pela sinalização (placa – Estacionamento Regulamentado) é infração grave, com multa no valor de R$ 195,23, além de 5 pontos no prontuário da CNH.

Segundo estatísticas do DETRAN/PR, apenas no ano de 2021 foram aplicadas, em todo o Estado, 214.181 infrações por estacionamento rotativo irregular.

Entretanto, são muitas as queixas de usuários por infrações cometidas por equívocos como erro de preenchimento da placa. Sites de reclamações de consumidores demonstram a existência de queixas como ausência de Central de Atendimento ao Usuário, e-mails não respondidos, e demora no crédito dos valores pagos.

Muitos reclamam que os aplicativos poderiam ter um mecanismo mais eficaz de conferência da placa, para justamente evitar a ativação equivocada de créditos, o que invariavelmente causa infrações por estacionamento irregular.

Segundo informações da própria Urbs, as reclamações estão em um patamar próximo do que era verificado no modelo de papel.

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