Após o registro de golpes em relação ao pagamento do IPVA 2023, a Procuradoria-Geral do Estado do Paraná (PGE/PR) acionou a Justiça para obrigar o Google a derrubar falsos endereços eletrônicos que enganavam contribuintes na internet.
A Secretaria da Fazenda orienta a população a checar o endereço eletrônico e clicar apenas em portais com domínio final “pr.gov.br” – alguns sites falsos chegam a usar o layout parecido com o oficial, mas o endereço eletrônico é sempre suspeito.
O golpe do IPVA funciona da seguinte forma: criminosos criavam um falso site da Receita Estadual, muito parecido com o oficial. Possuíam formulário falso de geração da guia do IPVA, criando boletos falsos (e, também, na modalidade de pagamento via PIX) para pagamento do IPVA. Os sites apareciam como links patrocinados, e eram os primeiros nas buscas.
A liminar determinou o bloqueio de ao menos 17 falsos relacionados ao IPVA. Ainda segundo a decisão, links patrocinados não podem aparecer antes dos sites oficiais do governo nas buscas.
No caso de pagamento de IPVA, a orientação é que o contribuinte acesse o aplicativo Serviços Rápidos da Receita Estadual ou, então, o portal do IPVA.
Fonte: Procuradoria-Geral do Estado do Paraná e RPC.