Asfalto ruim das rodovias: pesquisa CNT 2023 revela que 67,5% das rodovias brasileiras estão em condições ruins, gerando desperdício de diesel e impacto ambiental. Descubra os efeitos das rodovias mal conservadas para o transporte no Brasil.
A Pesquisa CNT de Rodovias 2023, feita pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), indicou que 67,5% das rodovias brasileiras têm sua extensão classificada como regular (41,4%), ruim (20,3%) ou péssimo (5,8%). E, entre tantas consequências desta estatística, um dos efeitos mais impactantes é que 2023 vai terminar com cerca de 1,139 bilhão de litros de diesel usados de forma desnecessária no transporte rodoviário.
Esse gasto absurdo acontece justamente porque os esforços dos caminhões para trafegar pelas rodovias brasileiras é muito maior do que deveria por conta das péssimas condições do asfalto. Ambientalmente falando, a queima dessa quantidade de combustível fóssil resultará na emissão de 3,01 milhões de toneladas a mais do que deveria de gases poluentes na atmosfera (MtCO2e).
Uma conta rápida, para ter um preço aproximado desse gasto a mais dos caminhoneiros com o combustível desperdiçado seria de R$ 6,9 bilhões. O valor é baseado na atual média nacional do diesel, segundo a Petrobras, que é de R$ 6,13.
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O asfalto ruim das rodovias impacta em várias outras questões, como no preço do frete e, consequentemente, nos produtos que chegam para o consumidor final.
“A realidade que o estudo expõe reforça o que a CNT vem defendendo há anos: a necessidade de continuar mantendo investimentos perenes e que viabilizem a reconstrução, a restauração e a manutenção das rodovias”, disse a CNT, em nota.
Fonte: Revista Autoesporte.
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