A Fiat Strada – veículo mais vendido do Brasil – recebeu nota mínima no teste de colisão do Latin NCAP, órgão responsável por avaliar os itens de segurança dos veículos da América Latina, recebendo nota mínima na avaliação nas versões cabine dupla e simples.
O teste de segurança da Fiat Strada foi nas versões de cabine dupla, com quatro airbags e controle de estabilidade (ESP) de série; e cabine simples, que tem apenas dois airbags, mas mantém o ESP de série. Cada uma mostrou um resultado diferente na proteção para adultos e crianças. Nos dois casos, a picape tem uma estrutura considerada instável na parte frontal e na área para os pés, algo mostrado pelo teste de colisão frontal a 64 km/h.
O resultado do impacto frontal foi semelhante para as duas variantes, obtendo um resultado pior na região do peito do motorista e das pernas para os dois passageiros dianteiros. O que derrubou a nota da Strada Cabine Dupla no teste de segurança foram os impactos lateral e contra poste. O Latin NCAP afirma que os airbags laterais mostraram “acionamento incorreto e tamanho reduzido, resultando em medições deficientes de proteção da cabeça e do tórax, o que implica em alta probabilidade de ferimentos com risco de morte.” A ONG lembra que este foi o mesmo problema visto no Renault Sandero.
Este funcionamento defeituoso do airbag lateral é mais claro no impacto contra poste. O vídeo do teste de segurança mostra que a bolsa inflável não conseguiu cobrir toda a área que deveria e só se estende sobre o vidro dianteiro quando o carro já começa a recuar por causa da colisão. O Latin NCAP deu nota zero para a Strada por causa deste resultado. Como a versão de cabine simples não tem airbag lateral de série, não passou por esta prova.
Outro ponto de duras críticas do Latin NCAP no teste de segurança foi na proteção contra o efeito chicote, que foi boa na versão de cabine dupla, mas ruim na cabine simples. A ONG aponta que há uma diferença entre os dois assentos, com o boneco de testes movendo muito mais na Strada Cabine Simples. o resultado surpreendeu ao mostrar resultados diferentes, quando deveriam ser iguais.
“A Fiat (FCA) mais uma vez decepciona com um pobre resultado após o mau desempenho do Argo/Cronos no ano passado. Estes modelos estão entre os mais populares da região. Enquanto a General Motors e a Volkswagen já avançaram em direção a veículos mais seguros, visando modelos 5 estrelas, a Fiat (FCA) ainda não alcançou mais de uma estrela nos protocolos de testes atuais”, diz Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP.
A Stellantis – proprietária da FIAT – afirma “seu compromisso com a Segurança Veicular, desenvolvendo veículos seguros e alinhados com o segmento, além do investimento constante em tecnologias de Segurança Ativa e Passiva. Reafirma ainda que seus automóveis atendem todas as regulamentações vigentes.”
A Fiat Strada é a líder de vendas absoluta do mercado brasileiro nos últimos dois anos.
Ainda que não seja validação obrigatória no Brasil, o teste de segurança realizado pelo Latin NCAP tem-se tornado relevante como parte do marketing das marcas para rotular seus veículos como realmente seguros.
Apesar disso, nos últimos anos, o teste de segurança do órgão não governamental tem causado mais controvérsia do que marketing positivo para montadoras e seus produtos.
Após novo protocolo para testes de impacto, vários veículos à venda no Brasil avaliados pelo instituto independente de segurança tiveram avaliação baixa.
Ford Ka e Hyundai HB20 e Renault Duster, por exemplo, chegaram receber nota zero no teste de segurança.
Fonte: Uol Carros, AutoPapo Uol.