Você já deve ter visto muitas dicas sobre cuidados na hora de comprar ou vender um veículo seminovo: tomar cuidados com a documentação, não entregar o veículo antes do pagamento, informar o histórico do veículo, transferir o veículo após a compra.
No post de hoje temos o caso de uma pessoa que não tomou as cautelas necessárias: não verificou o histórico da loja; deu seu carro usado em pagamento e adquiriu um veículo teoricamente quitado.
Só depois de alguns dias verificou que o veículo seminovo adquirido era financiado (e não quitado, conforme havia sido anunciado); que o seu carro usado dado em pagamento já havia sido vendido; e pior, não verificou que a loja possuía 2 CNPJs – muito parecidos -, e que existem mais de 35 ações judiciais em face da mesma empresa.
Resultado: o cliente terá muitas dificuldades para resolver a situação.
Portanto, quando for comprar um veículo seminovo, sempre verifique:
- documentação do veículo seminovo: se não é financiado, se não possui ação de busca e apreensão ou reintegração de posse;
- a reputação da loja que está comercializando o carro usado;
- faça um contrato, onde constem todos os dados dos envolvidos;
- guarde cópia de todos os documentos;
- verifique o histórico do veículo seminovo: se é veículo recuperado de sinistro, por exemplo. Existem diversas empresas que fazem uma checagem on line de todo o histórico.
Um dos golpes mais frequentes nessas situações é marcar o encontro para ver o carro usado, e em seguida assaltar o dono do carro, muitas vezes levando o próprio carro. Também é comum o comprador chegar a dar uma entrada e fugir com o carro, sem pagar o preço completo. Por isso, quando você fizer a compra pela internet e for mostrar o carro para o possível comprador, marque o encontro em um lugar público com mais pessoas por perto. Nunca marque na sua própria casa, pois o ladrão pode ainda por cima estar de olho para assaltar sua residência. Especialistas sugerem estacionamentos de lugares públicos, como parques e shoppings. De preferência faça esse processo com mais pessoas, principalmente se você for mulher.
Leia também:
ADULTERAR A QUILOMETRAGEM DE VEÍCULO É CRIME
Certifique-se também que o valor foi transferido para a sua conta. Os golpistas também costumam fazer depósitos falsos para pegarem o veículo seminovo, e você só descobre quando o depósito não cai na sua conta. Então não deixe de checar no banco se o valor está correto e já na sua conta bancária.
Se puder, faça um test drive: não é o procedimento que mais irá deixar a compra segura, mas certamente irá passar uma boa impressão do que você terá pela frente. Analise tudo o que puder enquanto dirige: barulhos estranhos, pedais, câmbio, aparência interna… Tudo isso precisava ser levado em consideração.
Antes de fechar a compra com uma loja, é importante checar sua reputação. Sites de reclamação de consumidores, e também o Procon, podem ajudar muito nessa hora.
Lembre-se de verificar estepes e chaves do carro, além do manual do proprietário.
Na dúvida, contrate um especialista em direito de trânsito.