RECURSO DE MULTAS

CNH SUSPENSA

BAFÔMETRO

advogado de transito recurso de multas

AMBULÂNCIA DEVE COMPROVAR URGÊNCIA PARA JUSTIFICAR EXCESSO DE VELOCIDADE, DECIDE JUSTIÇA

Fale agora com um advogado especialista em trânsito. Nós podemos lhe ajudar, independente da situação.

AMBULÂNCIA DEVE COMPROVAR URGÊNCIA PARA JUSTIFICAR EXCESSO DE VELOCIDADE, DECIDE JUSTIÇA

Ambulância deve comprovar urgência para justificar excesso de velocidade, decide justiça.

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 reconheceu a regularidade do auto de infração emitido pelo DNIT contra o condutor de uma ambulância que trafegava em excesso de velocidade na BR-116, no Ceará. A decisão se baseou na falta de provas de que o veículo prestava um serviço de urgência no momento da autuação.

O motorista estava conduzindo o automóvel – uma UTI Móvel pertencente a uma clínica particular de Iguatu (CE) a 102 km/h – a velocidade máxima permitida pela via no trecho em questão é de 60 km/h.

ambulância deve comprovar urgência

Leia também:
LEI QUE PERMITE PEDÁGIO EM RODOVIAS ESTADUAIS É SANCIONADA NO PARANÁ

A clínica entrou com uma ação contra o DNIT, alegando que precisou transportar um paciente em estado grave de saúde. Segundo a empresa, a multa não deveria ter sido lavrada porque o artigo 29, inciso VII, do Código de Trânsito Brasileiro estabelece que ambulâncias têm prioridade no trânsito e gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência. A 25ª Vara da Justiça Federal no Ceará determinou a anulação do auto de infração.

Ao julgar o recurso do DNIT, a Primeira Turma do TRF5 ressaltou que a empresa não forneceu prova suficiente da efetiva situação de emergência. A única documentação apresentada foi uma declaração produzida unilateralmente por médico vinculado à própria clínica. O relator do processo, ressaltou, em seu voto, que a clínica sequer anexou prontuário de atendimento ao paciente, supostamente internado no Hospital Geral da Unimed, com horário compatível com a infração.

Assim, foi mantida a penalidade e ambulância deve comprovar urgência.