PLACA PRETA ESTÁ DE VOLTA
Atendendo a pedidos, Contran autoriza placa de clássicos em fundo preto.
Placa branca com letras cinzas seguirá necessária para sair do Brasil.
Com o novo padrão de placas do Mercosul entrou em vigor, muitos veículos antigos perderam acesso às famosas placas pretas, usadas para identificar veículos com, no mínimo, 30 anos de idade e bom estado de originalidade.
Graças a uma possibilidade legal encontrada pelo Detran-PR, entretanto, as placas pretas retornarão em novo desenho — alinhado com as diretrizes do bloco econômico. Desse modo, a partir de janeiro de 2022 será possível emplacar carros elegíveis com uma identificação inédita, de fundo preto e letras brancas.
O anúncio ocorreu de maneira bem discreta, primeiramente no perfil @clubedocarroantigodobrasil no Instagram. Segundo reportagem da revista Quatro Rodas com o órgão paranaense, ainda que a mudança seja estritamente estética, ela reforça o desejo dos colecionadores em recriar o “atestado de autenticidade” mais famoso dos carros antigos.
Como a atual placa para carros clássicos é bem parecida com a de veículos comuns, a grande maioria dos colecionadores se sentia frustrado pelo fim do adereço. “Será um sucesso. Com esse novo modelo, o veículo de coleção será diferenciado de maneira visível”, comenta.
As alterações ocorreram por meio da Resolução Contran nº 887, de 13 de dezembro de 2021.
O Brasil contará com dois tipos de placas de coleção: a atual, no padrão Mercosul (que permitirá circulação pelo continente) e a nova, de uso restrito no território brasileiro, conforme item 1.1.1. da Resolução.
Fontes: Revista Quatro Rodas e Contran.