O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) foi condenado a providenciar as medidas necessárias para aumentar a segurança do tráfego na BR-070, no trecho conhecido como Serra do Mangaval, em Mato Grosso. A decisão é da Justiça Federal.
No pedido, o MPF argumentou que o local, com cerca de 5km, tem alto índice de acidentes, e os radares são constantemente alvos de vandalismo. Com a decisão, o Dnit deverá elaborar estudo técnico para aprimorar a segurança viária da rodovia no prazo de 60 dias. Após a conclusão do estudo, as medidas devem ser executadas em até 60 dias.
O órgão também é obrigado a realizar manutenção periódica nos equipamentos de fiscalização de velocidade já existentes no trecho e concluir o processo de viabilidade técnica, econômica e ambiental para duplicação da via no prazo de 180 dias. Fonte: Ministério Público Federal.
É mais uma demonstração de que o poder público está mais interessado em arrecadar com a aplicação de multas do que investir em segurança viária.